Fundação

Ayres-Monteiro-Escritorio-Advocacia-Direito-Civil-Trabalhista-Criminal-Quem-Somos-FundacaoA Ayres Monteiro Advogados Associados surgiu da conjugação de esforços dos sócios fundadores, Drs. Hiram Ayres Monteiro e seu filho Henrique Ayres Salem Monteiro. Tais profissionais do Direito, pai e filho, compartilhando dos mesmos ideais de exercer uma advocacia séria, leal, independente e, sobretudo, voltada para o atendimento racional e eficaz das necessidades das empresas, empresários, servidores públicos, trabalhadores, aposentados, pensionistas e público geral. Unindo a experiência e sabedoria jurídica com juventude, dinamismo e competência, pai e filho, fundaram em 2001 a empresa Ayres Monteiro Advogados Associados, que atualmente conta com uma equipe altamente capacitada de advogados associados, estagiários e operadores do direito.

O sócio-fundador Profº Dr. Hiram Ayres Monteiro, OAB/SP sob o nº 40.092, moldou sua experiência profissional em quatro décadas de atuação no meio jurídico público e privado, seja como procurador do DER/SP, seja assessorando empresas, prefeituras, órgãos públicos, seja emitindo pareceres e articulando defesas em Juízo, operando nos ramos cível, criminal, tributário e trabalhista. Graduado pela primeira turma (1972) de formandos da Faculdade de Direito de Itapetininga – FKB. De 1991/1994 foi redator-chefe do Suplemento Jurídico, revista periódica de circulação nacional de difusão do Direito Rodoviário, órgão da Procuradoria Judicial do DER/SP. Foi presidente da AJORI – Associação dos Jornalistas e Radialistas da Região de Itapetininga de 1995 a 2007, cujo período integrou o Conselho de Curadores da FKB, nessa mesma faculdade, foi professor titular da cadeira de Organização Judiciária e Ética, onde ministrou por cinco anos, de 1.995 a 1.999 — aulas para o Quinto Ano do Curso Jurídico. Em 2003 fundou a Academia Itapetiningana de Letras, tendo sido seu primeiro presidente (2003 a 2007). Escreveu dois livros: em 1997, publicou “Venancio Ayres – O Cavaleiro do Ideal” e em 2.010, “Livre Terra de Livres Irmãos – A Saga da Itapetininga Republicana de Venâncio Ayres a Julio Prestes”, além de centenas de artigos jurídicos e culturais publicados no Suplemento Jurídico do DER e nos jornais Folha de Itapetininga e Gazeta de Itapetininga.

O sócio-executivo fundador, Profº Dr. Henrique Ayres Salem Monteiro, inscrito na OAB/SP sob o nº 191.283, atua desde 2001 na defesa dos direitos sociais, assessorando empresários, empresas, servidores públicos, aposentados, trabalhadores em geral, tendo desempenhado atuações de destaque em favor de causas com grande repercussão social nos ramos trabalhista, previdenciário e bancário, beneficiando centenas de pessoas através da sustentação e defesa de teses Jurídicas nos diversos ramos do direito. Presta assessoria em âmbito nacional a diversos escritórios de advocacia no campo do Direito Previdenciário, Tributário, Trabalhista e Bancário, em diversas cidades, destacando-se Florianópolis, São Paulo, Sorocaba, Jaú, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Angatuba, Itapetininga, Itapeva, buri e Itararé. Nos últimos anos tem se dedicado com idêntica desenvoltura ao Direito Social. É Pós Graduado em Direito Previdenciário e Seguridade Social pela Escola Paulista de Direito Social, tendo obtido grau máximo de aprovação na defesa da sua tese pelo Juiz Dr. Marcus Orione Correia, Prof.º Titular da USP – Universidade de São Paulo. Possui diversos artigos publicados em jornais e revistas de circulação regional e nacional, sendo membro efetivo do Instituto dos Advogados Previdenciários de São Paulo, da Associação dos Advogados de São Paulo e Ordem dos Advogados do Brasil.

Sob a direção técnica e executiva de Henrique Ayres Salem Monteiro, a sociedade de advogados está em franca expansão, com atuação destacada no Estado de São Paulo e Santa Catarina. Está sediada em Itapetininga (SP), devido ao posicionamento geográfico-estratégico dessa cidade com relação ao interior do estado e a capital paulista, mantendo, contudo, filiais e escritórios parceiros para atendimento aos clientes em diversas cidades do Brasil, tais como: Florianópolis, São Paulo, Sorocaba, Jaú, Barra Bonita, Capão Bonito, Angatuba, Sarapuí, Porangaba, São Miguel Arcanjo, Buri e Itapeva.